terça-feira, 3 de maio de 2011

Behaviorismo!

O Behaviorismo é uma ferramenta de estudo da psicologia que estuda o comportamento, com principal e mais conhecida figura no nome de Watson, que tinha uma idéia a psicologia deveria ser redefinida como uma ciência que estuda o comportamento.

O comportamento segundo Watson era definido por variáveis do meio, estímulos e respostas a esses estímulos basicamente.



Outro nome importante do Behaviorismo é o de Skinner, definido como radical, que ilustrava uma ciência do comportamento por meio de experimentos. Skinner definiu comportamento operante, ele criou um experimento chamado caixa de Skinner, a experiência era o seguinte: era colocado um ratinho que ficava privado de água e comida por um determinado período, nessa caixa tinha uma barra que quando era pressionada pelo ratinho lhe dava uma gotinha de água.  A observação foi que o rato tinha comportamentos seguidos de estímulos reforçadores (no caso a água).

Uma ação que causa uma reação (resposta) que pode ocorrer outra vez ou não de acordo com ela é chamado de Reforço. Que pode ser de dois tipos, o negativo e o positivo.

Reforço negativo: é quando aumenta a frequência das ações para eliminar uma resposta incômoda. Ainda no reforço negativo existem dois processos distintos que são: esquiva e fuga.

Esquiva: é quando estímulos condicionados ou não, são separados por intervalos de tempo. Fazendo assim que o individuo execute ações que previnam ou amenizem os segundo estimulo.

Fuga: como o próprio nome já diz é quando um individuo tenta fugir, sair de uma situação aversiva.
Reforço positivo: é quando a frequência  da ação é aumentada para receber uma resposta prazeros.

Reforço positivo: é quando a frequência  da ação é aumentada para receber uma resposta prazerosa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário