Pontos importantes sobre o Behaviorismo
Behavior é um termo inglês, que significa comportamento. Deste termo originou-se o behaviorismo uma tendência da psicologia também conhecida como Teoria Comportamental, Comportamentalismo, Análise do Comportamento entre outros. O objeto de estudo desta ciência psicológica é o comportamento, pois este pode ser observável, mensurável e pode ser reproduzido em diferentes condições e sujeito.
O comportamento como objeto pode ser entendido como uma interação entre o que o sujeito faz e o ambiente em onde o seu fazer acontece. (FURTADO, 1999)
Personagens do Behaviorismo
Watson: introduziu o termo behaviorismo; propôs o comportamento como objeto da psicologia; buscava a construção de uma psicologia que tivesse capacidade de prever e controlar.
Skinner: influenciador de boa parte dos psicólogos americanos; criou o termo Behaviorismo radical para designar uma filosofia da ciência do comportamento, por ele defendida, por meio de análises experimentais do comportamento.
Glossário do Behaviorismo
Comportamento respondente: não voluntário, são as respostas que são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente.
Ex : a contração das pupilas quando se acende uma luz forte.

Reflexos ou condicionamento respondente: são provocados por estímulos que, originalmente não produziam respostas em determinado individuo, mas quando posto juntamente com outro estimulo eliciador, pode produzir uma resposta.
Condicionamento Operante: “inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, que direta, quer indiretamente” (FURTADO et al apud KELLER)
Reforçamento: São conseqüências apresentadas imediatamente após as respostas e que tende a aumentar a resposta da mesma. Este pode ser positivo; todo evento que aumenta a frequência da resposta que o produz, ou negativo é todo evento que aumenta a incidência da resposta que o remove ou atenua
Reforços primários: São eventos que tendem a serem reforçadores para toda uma espécie. Como beber, comer, afeto etc.

Reforços secundários: Adquirem a função quando os reforços primários dependem destes. Ex. o dinheiro, com este compramos os alimentos necessários para alimentação.

Esquiva: Quando um individuo se encontra diante de um estimulo discriminado que indica a presença de um estimulo aversivo ocorre este comportamento. Isto é, estes estímulos são aversivos, mas os primeiros nos possibilitam evitar ou reduzir a magnitude dos seguintes. Ex. tampar os ouvidos quando se viu um relâmpago.

Fuga: O comportamento reforçado é aquele que termina com um estímulo aversivo já em andamento.

Extinção: É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada.
Punição: influencia na frequência de uma resposta quando há um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente .
Fonte das imagens: (respectivas)
http://www.not1.com.br/mude-seu-cardapio-neste-verao-alimentacao-correta/
Bibliografia utilizada:
FURTADO Odair; LOURDES Maria T.; BOCK Ana M. B.Psicologias: uma Introdução ao Estudo de Psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário