sexta-feira, 17 de junho de 2011

BEHAVIORISMO

Behaviorismo, também chamado de teoria comportamental é um ramo da psicologia que acredita no comportamento como o mais adequado objeto de estudo desta área. Temos aqui a definição de comportamento como algo obervável, algo externo ao organismo, levando em consideração o ambiente e o estímulo, sem recorrer tanto para eventos internos, como a mente. 
Ou seja, as principais idéias defendidas pela doutrina behaviorista são:
·         Psicologia é a ciência do comportamento e não da mente.
·         É possível descrever e explicar o comportamento sem fazer referência final aos eventos mentais ou a processos psicológicos internos. As fontes de comportamento são externos (no ambiente), e não interna (na mente, na cabeça).

A seguir, dois dos principais tipos de behaviorismo:

Behaviorismo Metodológico: alega que a psicologia deve preocupar-se com o comportamento de organismos (animais humanos e não humanos). A psicologia não deve preocupar-se com os estados mentais ou com a construção de informações internas do processo de comportamento. De acordo com o behaviorismo metodológico, a referência aos estados mentais, tais como as crenças ou desejos de um homem, não acrescentam nada ao que a psicologia deve entender como fontes de comportamento. Behaviorismo metodológico é um tema dominante nos escritos de John Watson, fundador da corrente behaviorista dentro da psicologia.

Behaviorismo Radical: explica o comportamento humano e animal em termos de estímulos físicos externos, respostas, histórias de aprendizagem, e (para determinados tipos de comportamento) reforços. O behaviorismo radical encontra-se presente nos trabalhos de diversos teóricos, porém sua expressão mais completa e mais influente são os trabalhos de B.F Skinner sobre programas de reforço. Skinner foi capaz de demonstrar como é possível modificar o comportamento através de um processo que chamou de "modelar". Em contraste com o condicionamento clássico puro, Skinner utilizou o reforço positivo e negativo para causar o comportamento.Utilizando uma engenhoca que ficou conhecida como "Caixa de Skinner", ele demonstrou como ele poderia moldar o comportamento de pombos, reforçando o seu comportamento.

O vídeo a seguir ilustra um experimento feio com um hamster na “caixa de Skinner”:

Já o vídeo abaixo tirado de um episódio da série de comédia “The Big Bang Theory exemplica de uma maneira simples e engraçada o conceito de reforço positivo segundo Skinner ( aquele que aumenta a probabilidade de um comportamento se repetir através de uma recompensa - estímulo):


Nenhum comentário:

Postar um comentário