terça-feira, 14 de junho de 2011

Questões sobre personalidade e falsa consciência nas organizações

Qual a relação existente entre personalidade e meio ambiente?

É através da interação com o meio ambiente que a personalidade se revela, o individuo pode se distinguir por sua maneira de ser, de pensar, de sentir e de agir. Desta forma podemos entender que o comportamento do individuo é afetado pelo seu meio externo. 

Explique o conceito de personalidade.

A personalidade pode ser entendida como um conjunto de características psicológicas, determinadas pela interação dos fatores hereditários e o ambiente. Que permitem ao individuo a particularidade destas características. Permitindo ao individuo a distinta maneira de pensar, sentir e agir. Que através da observação do meio podem sofrer modificações. 

Como a personalidade pode manter-se relativamente estável e, ao mesmo tempo, desenvolver-se? 

Apesar de um individuo sofrer alterações devido a sua interação com o meio não são alterações abruptas, isto é, não são alterações que podem mudar determinantemente a personalidade de um individuo por isso a afirmação sobre a estabilidade relativa da personalidade.

Que são barreiras situacionais, interpessoais e intrapessoais?

As situacionais se dividem em dos tipos a barreira física, ocorre quando a falta de um objeto impede uma ação e a barreira ambigüidade, caracterizada por uma ausência de indicadores claros, que impedem o individuo de realizar um objetivo.as barreiras interpessoais são as barreiras constituídas por uma pessoa ou um grupo de pessoas que impedem a satisfação do motivo. Barreiras intrapessoais compreendem dois tipos o primeiro é identificado quando a pessoa não pode atingir seus objetivos devido a alguma deficiência física ou mental ou ausência de uma habilidade especifica. O segundo é identificado pela existência de motivos conflitantes da própria pessoa. 

Como se explica, do ponto de vista da personalidade, que uma pessoa possa comporta-se de maneiras diferentes e não ser considerada desajustada?

Porque em alguns momentos se faz necessário que o individuo tenha diferentes pensamentos, sentimentos e ações, por exemplo, a agressividade em alguns momentos é importante e necessária, mas precisa ser canalizada e expressada no momento e na situação devida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário