sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os cinco grandes traços da personalidade em Psicologia


                         
Sua personalidade pode afetar sua saúde, relacionamentos, metas, realizações, sucesso profissional, e até mesmo sua vida espiritual. Toda a sua vida é afetada tanto positiva quanto negativamente pelo seus traços de personalidade.
O modelo de personalidade “Big Five”, é um dos mais usados ​​pelos pesquisadores. Ele proporciona uma grande visão da personalidade diária e de como o indivíduo se relaciona no local de trabalho. Comparado a outros modelos, o “Big Five” apresenta um nível bastante elevado de consenso acadêmico, bem como suporte empírico. De acordo com esta teoria, todos nós em algum dos seguintes traços:
 Abertura à Experiência: são pessoas altamente interessadas ​​em experimentar coisas novas e flexíveis em seu pensamento. Seu oposto, são indivíduos que mantem a mente fechada quando deparados com novas experiências.

Consciência: Aqueles que são ricos em consciência tendem a ser cuidadosos e zelosos em relação ao trabalho e a vida sendo responsáveis e autodiciplinados. Indivíduos que estão mais baixo na escala de consciência tendem a ser menos interessados nos detalhes de como as coisas são feitas.

Extroversão / Introversão: Provavelmente, o traço de personalidade extroversão é mais reconhecível porque é fácil de ver. Pessoas extrovertidas são cheias de energia no que desempenham e também ao interagir com os outros. Introvertidos extraem energia a partir de reflexão e tendem a preferir trabalhar sozinho ou em pequenos grupos.

Socialização: Esta escala analisa o nível de amizade versus hostilidade que alguém tende a mostrar ao interagir com os outros. São pessoas confiantes e modestas, enquanto pessoas com baixo nível de socialização tem tendência de serem menos cooperativas e solidárias.

Neuroticismo: Aqueles que são altamente neuróticos tendem a ser menos estáveis e freqüentemente demonstram emoções negativas. Aqueles que são mais emocionalmente estáveis são geralmente agradáveis
​​e tendem a ser resistentes ao estresse.

3 comentários: