quinta-feira, 16 de junho de 2011

Minha ótica em foco

Síntese:
Personalidade e o impacto da estrutura organizacional


     O homem é constituído de características psicológicas que são determinadas a partir da interação dos fatores hereditários e de fatores do meio no qual o individuo reside. O conjunto de características (traços) organizadas resulta a personalidade, que é algo particular de cada individuo, por isso é possível afirmar convictamente que não existe duas pessoas iguais, porque apesar de assemelharem-se fisicamente dois indivíduos ainda iram ter personalidades distintas.

     A personalidade esta inerentemente relacionada ao meio, pois pode ser modificada a partir da interação do individuo com o meio. Alguns fatores impedem o ajuste do individuo como frustrações, pressões, físicas e psicológicas, o stress bem como outros podem ocasionar o desajustamento emocional. As fontes desses fatores que afetam este ajuste são denominadas como barreiras, que impedem a satisfação de algo. Existem três tipos de barreiras, as situacionais que se divide em barreira física, em que a falta de algo material, isto é, de um objeto impede alguma ação do individuo; e barreira ambigüidade, é quando o individuo sente a falta de alguns fatores que o impedem de executar uma ação; as barreiras interpessoais, formada por uma pessoa ou um grupo de pessoas que impedem a realização de um objetivo (satisfação); as barreiras intrapessoais dividem-se em dois tipos a primeira é caracterizada como a não execução ou o não cumprimento de um objetivo devido a alguma deficiência ou a ausência de habilidades especificas, o segundo é caracterizado pela existência de motivos conflitantes da própria pessoa. São considerados dois tipos de personalidades a primeira é abordado um único traço psicológico, o segundo aborda vários traços psicológicos.
    
     A organização exerce uma forte influência sobre a personalidade esta influência será proporcional a personalidade do individuo, por exemplo, uma pessoa que se preocupa muito com sua posição e poder dentro da organização será mais conformada com a estrutura em contra partida uma pessoa que procura uma independência intelectual, valores individuais e auto-realização profissional a influência é menos significativa, por este motivo são mais relutantes em se conformar com a estrutura organizacional. Esta forte influência representa uma tentativa do individuo de encontrar um lugar em seu contexto, alcançar sua satisfação e buscar novas oportunidades.

Livro utilizado:
Psicologia aplicada à administração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário