sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais um pouco sobre a psicanálise


O que é Psicanálise?


A psicanálise basicamente consiste em três coisas:

·      Um método de investigação da mente. E, especialmente, da mente inconsciente;
·      A terapia da neurose inspirado no método acima;
·      Uma nova isolada disciplina que se baseia no conhecimento adquirido a partir da aplicação do método de investigação e experiências clínicas.

Hoje a psicanálise é muito familiar para o grande público após ter sido rejeitada por um longo tempo. A psicanálise espalhou-se por toda parte, mas não  devido ao interesse incitado pelo seu método terapêutico. Poderiamos até dizer que a terapia foi ofuscada pelas virtudes da psicanálise aplicada. A psicanálise aplicada na literatura, sociologia, antropologia e etnologia da religião e mitologia, suscitado o interesse de um público que não tinha inclinação para o reino clínico.
Introdução ás Técnicas Psicanalíticas

 Como sabemos, a psicanálise está interessada na exploração do inconsciente, a fim de curá-lo. A este respeito, aplicam-se técnicas específicas ou métodos que pretendo apresentar nesta seção. Estes métodos foram desenvolvidos por Sigmund Freud, considerado por muitos como  "O Pai da psicanálise"

A seguir está uma pequena lista de algumas dessas principais técnicas:
Anamnese - assemelha-se perfeitamente em certa medida, à anamnese clássica conhecida na prática da medicina geral. Ou seja, consiste em uma entrevista feita por um profissional de saúde visando a interpretação do histórico pessoal do paciente, eventos que podem estar relacionados com a causa da patologia facilitando seu diagnóstico e tratamento.


neurótico do paciente.



Método da Associação Livre - Este método substituiu a hipnose na terapia de Freud. Consiste na recolha das associações livres fornecidos pelo paciente durante a cura. Durante o tratamento o paciente é encorajado a dizer tudo o que lhe vem na cabeça. O profissional analisa e tenta entender os conflitos internos e impulsos reprimidos que estão presentes nos sintoma


A Interpretação e Análise dos Sonhos - Ao longe, a técnica mais importante psicanalítica, também chamada de estrada real para o inconsciente por Freud, a interpretação dos sonhos é considerado por ele um meio insubstituível de acesso ao inconsciente. Sigmund Freud é o autor do livro mais importante já escrito sobre os sonhos, intitulado “Interpretação dos Sonhos

A  Interpretação e Análise dos Símbolos - símbolos ocorrem nos sonhos, fantasias, contos de fadas entre outros lugares, e eles podem ser interpretados da mesma forma como os sonhos. Freud afirma que a maioria de tais símbolos são sexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário