terça-feira, 14 de junho de 2011

Minha ótica em foco



Psicologia ou Psicologias? 

      A psicologia como todas as ciências para ser considerada como tal, precisa ter um objeto de estudo.  Por exemplo, a biologia tem como objeto de estudo os seres vivos. O campo de estudo da psicologia é muito amplo, por este motivo a psicologia como ciência não tem apenas um objeto de estudo, mas vários. Por esta diversidade de objeto a psicologia pode ser também denominada como psicologias.  
      
      Em uma ampla visão o homem pode ser considerado o objeto de estudo da psicologia, mas em uma visão restrita, não se tem essa mesma concepção, para os behavioristas o objeto seria o comportamento, para os psicanalistas o objeto seria o inconsciente e cada área da psicologia teria objetos distintos. A diversidade de objetos da psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento muito recentemente. ( FURTADO e et al, 2002) por isto não há precisão quando se trata de seu objeto de estudo.



Bibliografia
FURTADO, Odair; BOCK, Ana M. B.; TEIXEIRA, Maria T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo, Saraiva, 2002.
 fonte da imagem
http://www.reporternet.jor.br/alguma-duvida-pergunte-ao-joao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário