quarta-feira, 15 de junho de 2011

Minha ótica em foco


Psicanálise

Descobertas de Freud

Freud respaldado por suas descobertas afirma a existência da sexualidade infantil. Esta afirmação foi motivo de várias repercussões na sociedade da época que viam a infância como a fase inocente da vida.

Para Freud a sexualidade começa a partir do nascimento e não da puberdade, para ele a sexualidade se desenvolve de acordo com o desenvolvimento do individuo. Mas como um bebê pode ter sensações sexuais?
Boa pergunta, No processo de Desenvolvimento psicosexual,o indivíduo, nos primeiros tempos de vida, tem a função sexual ligada a sobrevivência,e , portanto o prazer é encontrado no próprio corpo. Então o prazer sexual é encontrado pelo individuo nas partes do corpo do individuo

Freud divide esse desenvolvimento em cinco fases, a fase oral, onde a zona do prazer é a boca; a fase anal, a zona de prazer é o ânus; fase fálica, a zona de prazer é o órgão sexual; o período de latência que se perdura até a puberdade, é um intervalo desse desenvolvimento; quando o individuo chega na puberdade tem se então a última fase a fase genital, nesta fase o individuo não encontra prazer em seu corpo mas sim em um outro individuo.

No período de desenvolvimento destacam-se muitos eventos, mas irei citar apenas o complexo de Édipo acontece entre os 3 e 5 anos ainda na fase fálica, no complexo de Édipo , a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. (FURTADO e et  AL 2002) o filho então começa a agir  igual  ao pai para atrair a atenção da mãe, Desta maneira a criança internaliza as regras  da sociedade que são apresentadas a ciança pela autoridade do pai. 

  Essa postagem é dedicada as minhas amigas Gerlania, Sara, Júlia e Leila, Que depois da conversa  sobre Anna O.  se interessaram profundamente pelo estudo da psicanálise, principalmente pelos assuntos referentes ao desenvolvimento da criança.

Bibliografia utilizada:
FURTADO, Odair; BOCK, Ana M. B.; TEIXEIRA, Maria T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo, Saraiva, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário