sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comportamento de grupos e equipes de trabalho nas organizações.

Podemos dizer, de uma maneira geral, que hoje temos consciência da importância do comportamento de grupos e equipes de trabalho nas organizações. Porém, para se ter um domínio sobre este assunto repleto de complexidades e variáveis e ter a sapiência para tomar as atitudes cabíveis para manter de forma satisfatória este comportamento dos grupos e equipes de trabalho nas organizações, foi necessário grande aprofundamento e estudo. Abordaremos assim, de forma simples e leve, os principais conceitos destes estudos, no intuito de esclarecer um pouco este tema.
A psicologia organizacional sempre teve enorme interesse no comportamento dos indivíduos na organização e como isso alterava a sua produção. Por todo o mundo vemos diversos fatores recorrentes em ambientes de trabalho como alta rotatividade, baixo desempenho, ausências, agressões, sabotagens e roubos, todos correlacionados. Justifica-se assim a necessidade de uma análise mais profunda, a fim de se encontrar as fontes destes problemas. O desempenho do indivíduo resulta da interação entre a sua motivação e sua habilidade, tendo como influências mais fortes os fatores físicos e ambientais. As limitações das organizações causam interferência no desempenho, contribuindo para a insatisfação dos funcionários e conseqüentemente maior rotatividade.
Partindo da análise do comportamento individual para o âmbito de grupos e equipes, vemos a dificuldade que uma organização tem para conseguir um bom desempenho de todos. Os grupos de trabalho surgem a partir da interação de indivíduos que têm objetivos em comum. A equipe é um tipo de grupo de trabalho, mas difere-se por as tarefas dos seus membros dependerem umas das outras, sendo assim inter-relacionadas e coordenadas, geralmente com tarefas diferentes em busca do alcance de um objetivo comum. Dentro dos grupos de trabalhos existem quatro conceitos relacionados: Papéis, que diferem o posicionamento e funções do individuo no grupo, as Normas, que são as regras relacionadas ao comportamento do grupo, a coesão do grupo, que são os motivos que mantêm o grupo unido e a perda do processo, que é o tempo gasto para manter o grupo em atividade, ao invés de estar realizando tarefas. Diversos fatores podem afetar o desempenho de um grupo, mas existem três tipos de intervenção que pode melhorá-lo, como os Grupos de Trabalho Autônomos que recebem a responsabilidade por trabalhos completos, os círculos de qualidade que se reúnem de maneira periódica para buscarem soluções aos problemas relativos ao trabalho e a criação de uma equipe.   
Desta forma explanamos de forma sucinta os principais conceitos relacionados ao comportamento de grupos e equipes de trabalho nas organizações, com o objetivo principal de criar um desejo pela busca de conhecimento. Vemos que apesar de haver a consciência da importância deste assunto e destes estudos, a sua aplicabilidade no mercado em que nos encontramos ainda é tímida, havendo a necessidade urgente de sua ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário