terça-feira, 14 de junho de 2011


Glossário com os termos centrais do Behaviorismo


o   Comportamento respondente: são as respostas que são produzidas por estímulos propiciadas pelo ambiente, por exemplo, dilatação da pupila quando nos expomos a uma luz forte.

o   Condicionamento respondente: são estímulos que quando colocados juntamente com outros estímulos em certa circunstância produzem respostas semelhantes.

o   Comportamento operante: Inclui toda ação de um organismo que ocasiona algum efeito sobre o ambiente a seu redor.

o   Reforçamento positivo: oferece um estimulo para o organismo.

o   Reforçamento negativo: é quando há a retirada de um estimulo aversivo controla a emissão da resposta.

o   Reforço primário: são aqueles eventos que tendem a serem reforçadores para toda uma espécie, como, por exemplo, água, alimento, afeto etc.

o   Reforço secundário: Ocorrem quando pareados temporariamente com os primários. Ex: aprendizagens sociais etc.

o   Fuga: o comportamento reforçado é aquele que termina com um estimulo aversivo já em andamento.


o   Esquiva: é um processo no qual os estímulos aversivos condicionados estão separados por um intervalo de tempo apreciável, Permitindo que o individuo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo.

o   Punição: é um procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.

o   Extinção: é um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada. Como conseqüência, a resposta diminuirá de frequência e até mesmo poderá deixar de ser emitida.

Conceitos retirados do livro :
FURTADO, Odair; BOCK, Ana M. B.; TEIXEIRA, Maria T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo, Saraiva, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário