sexta-feira, 17 de junho de 2011

Minha ótica em foco

Resumo dinâmico sobre Liderança
     A alta direção tem objetivos e valores específicos, normas e padrões de comportamento estabelecidos, além de uma forma própria de interação entre seus membros. 


http://ervilhaeguarana.wordpress.com/2011/01/06/vida-de-inseto/




     Outros grupos têm igualmente seus objetivos, valores e normas comuns, bem como uma forma própria de interação entre seus membros.


http://downloads.open4group.com/wallpapers/1024x768/formigas-do-filme-vida-de-inseto-6442.html


    O líder é confundido na maioria das vezes com o individuo que ocupa a mais alta posição em grupo. Por este “líder” geralmente permanecer nesta posição, desperta entre os membros do grupo o desejo de serem iguais a ele.

     Nem sempre dentro de um grupo o indivíduos que tem as melhores idéias são os mais aceitos, à medida que o membro do grupo está participando mais, exigindo mais realização do grupo, esta também perdendo sua aceitação pelo grupo, provocando reações contrarias.


http://leleopd.wordpress.com/category/vida-de-inseto/



     O líder diferentemente do que foi mencionado anteriormente é aquele que exerce influência sobre os demais membros do grupo, a liderança por sua vez é a capacidade de tomar iniciativa em planejamentos, elaboração de tarefas e outras ações que colaborem com o grupo. Contudo se faz necessário que essa influência seja aceita voluntariamente. 


http://www.blogger-index.com/feed373616.html


     O líder não usa a autoridade para influenciar os demais membros do grupo, a sua influencia não é apenas consequência da sua posição hierárquica.


http://mymemine.blogspot.com/2004_12_01_archive.html


     O papel que um individuo assume dentro de um grupo é determinado pelas necessidades do grupo, como também pelos atributos de personalidade, capacidades e habilidades que caracterizam aquele individuo e que são percebidos pelos demais membros.



http://www.animatoons.com.br/pixar/especial-ranking-filmes-da-pixar/


     A liderança de determinados membros do grupo pode ser impedida de várias formas pelos ocupantes de posições formais da direção. Por exemplo pelo uso da autoridade, limitando suas atividades, mudando-o de função e tomando outras medidas para retirar de um líder as condições de exercer influências sobre os demais membros.

http://osreformados.com/index.php?topic=15160.0


     A liderança pode ser autocrática ou democrática. A liderança autocrática torna o grupo dependente do líder, reduz a comunicação interpessoal dentro do grupo e também o seu moral o que o torna o grupo vulnerável. Já a liderança democrática contribui para o envolvimento e a participação dos membros no grupo, para a distribuição de tarefas entre ele se para o incentivo de contatos pessoais fortalecendo a estrutura do grupo e diminuído os conflitos, buscando evitar também a presença restrita de privilégios entre alguns membros. Mas não se tem um estilo pior ou melhor, de liderança, existe a adequação desse estilo. Por exemplo, a liderança democrática é mais adequada para autodeterminação do grupo e o desenvolvimento das habilidades e capacidade dos seus membros, já a autocrática é mais adequada para manutenção do poder. Mas no contexto organizacional é importante que o líder se adéque, e seja flexível para continuar influenciando positivamente os seus liderados.

Líder autocrático 

http://pastorgeraldomagela.blogspot.com/2009/09/voce-nao-e-um-inseto.html

Líder democrático   

 

http://www.estrelando.com.br/series/foto/seinfeld_20_anos-70825/imagem/vida_de_inseto-9.html



Livro utilizado : psicologia aplicada à administração, cap.13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário