quinta-feira, 31 de março de 2011

Minha ótica em foco

“Pau que nasce torto, morre torto”
Você concorda com esta frase?
...
Imagine-se vivendo na idade média, nascendo e se desenvolvendo nessa época sem nenhuma tecnologia, apenas utilizando objetos arcaicos, roupas pesadas, armaduras, cavalos como meio de transporte, se você gosta de histórias épicas vai ser fácil imaginar. Agora olhe ao seu redor e responda, há alguma semelhança com o que você imaginou? O que você estaria fazendo agora se vivesse na idade média?
Você deve estar se perguntando o que eu pretendo com tantas perguntas. Eu vou esclarecer. Esse exemplo nos mostra, que o comportamento e os pensamentos de pessoas que viveram em diferentes épocas foram distintos. O ser humano é moldado segundo o ambiente em que vive, tanto biologicamente como nos comprova a biologia, como também o seu comportamento.
Incontestavelmente uma criança recebe genes do pai e da mãe formando assim as suas características genéticas, a cor dos olhos, a cor da pele, a cor dos cabelos. Algumas dessas características podem sofrer transformações, como por exemplo, a cor do cabelo, se você nasceu com cabelos lisos e loiros, mas agora tem cabelos cacheados e escuros, calma não foi uma mandinga, essa mudança aconteceu graças às influências do meio (o shampoo que você usa, cabelos expostos em excesso ao sol, entre outros fatores). A biologia denomina essa metamorfose como fenótipo. Vamos relembrar um pouco as aulas de biologia.
O termo genótipo refere-se à constituição genética do individuo, ou seja, aos tipos de alelos que ele possui... O termo fenótipo é empregado para designar as características, morfológicas, fisiológicas ou comportamentais apresentadas por um individuo, tais como a cor de uma flor, a cor dos olhos. O avanço dos conhecimentos biológicos mostrou que o fenótipo resulta da interação Do genótipo com o ambiente. (AMABIS E MARTHO, 2004)
Podemos concluir então que algumas de nossas características tanto comportamentais como biológicas (naturais) é transformada apartir de estímulos e influências que recebemos do meio em que vivemos.

Por Elaine Maelly
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia das populações vol. 3. 2ºed. São Paulo, 2004.
fonte da imagem :cnc.cienciahoje.uol.com.br

Um comentário:

  1. Muito bom o mote do post e parabéns por ter colocados a refer~encia bibliográfica.

    ResponderExcluir