quinta-feira, 31 de março de 2011

Minha ótica em foco

Subjetivar a objetividade e objetivar a subjetividade

A principio comparei esta frase a um quebra cabeça com pedacinhos bem pequenos e de difícil encaixe, mas após a explanação da nossa professora, tudo ficou mais claro. Vamos começar por partes, Subjetivar a objetividade, é dar a algo intrínseco, (pensamentos, emoções, etc) um sentido, pode ser interpretado também como a forma que cada um entende o mundo, por exemplo, a separação, um casal que estive unido por mais de vinte anos, após uma traição, um dos cônjuges decide se separar, esse fato vai trazer um grande impacto para o cônjuge que sofreu a traição, e muito de seus pensamentos serão alterados, o que vai levá-lo a traçar um novo rumo para a sua vida. É por isso que muitas mulheres depois de se divorciarem voltam ou começam a fazer tudo que não foi possível antes, voltam a estudar, começam a malhar, e passar mais tempo com as amigas, pois as suas experiências e vivencias permitiram que elas construíssem um novo sentido para vida.
 Vamos para segunda parte objetivar a subjetividade, a subjetividade é um composto de emoções, sensações, pensamentos e comportamentos, alguns destes podem ser expressos outros não, dessa forma podemos classificar em visíveis, aqueles que podem ser percebidos como nossas expressões e a nossa linguagem; invisíveis, que são os nossos pensamentos as nossas emoções; singulares, aspectos únicos e pessoais e genéricos, que são comuns, que faz parte do coletivo. Objetivar é tornar algo prático, concreto. Deixando claro essas definições podemos dizer que objetivar a subjetividade é materializar as manifestações do pensamento, emoções, sensações e comportamentos do individuo.


fonte da imagem: 1° capa do  blog subjetividade coletiva

Um comentário:

  1. Uma boa interpretação da frase. Subjetivar a objetividade, porém passa mais especificament epela relação de cada um com a materialidade do mundo percebido.

    ResponderExcluir