quinta-feira, 31 de março de 2011

Tentativa ( provavelmente frustrada) de dissecar o Senso-Comum

             Ah... A vida e suas peculiaridades. Vida esta em que, muitas vezes, tomamos atitudes baseadas cegamente no que chamamos de senso-comum. Mas o que é esse tal de senso-comum? Podemos tentar classificá-lo, de forma simplória, como o conjunto de nossas experiências, impressões e conhecimentos adquiridos a partir da nossa existência, da existência dos nossos conhecidos, desconhecidos e dos nossos antepassados, geralmente creditado pela maioria da população como algo verdadeiro e dificilmente sendo questionado.
                O senso-comum também surge a partir de conhecimentos científicos, porém estes conhecimentos são muitas vezes deturpados com o decorrer do tempo. Assim cabe a psicologia científica desenvolver e sistematizar o senso-comum, levando-o sempre em conta e reconhecendo a sua importância, afinal o senso-comum permite que as pessoas se compreendam mutuamente. Porém é preciso salientar a igual importância da psicologia científica, nunca temendo contradizer o senso-comum quando necessário.
                Portanto, cabe a nós administradores conhecer e reconhecer a importância do senso-comum ao realizar nossas decisões, mas não o seguindo de forma cega. Devemos observá-lo por outras perspectivas para que possamos aprender como utilizá-lo ao nosso favor e simultaneamente devemos nos manter atualizados com a psicologia científica para nos diferenciarmos e não cometermos equívocos. Quem sabe assim, se espalharmos esses pensamentos para outros administradores de forma incessante e constante ele acabe se tornando parte do senso-comum. Será?

Um comentário:

  1. É uma boa reflexão mas falta a refer~encia bibliográfica e Não é função da psicologia sistematizar o senso comum.

    ResponderExcluir