sexta-feira, 25 de março de 2011

Objetivar a subjetividade e subjetivar a objetividade!

Bom dia!

A frase que a professora Luciana escreveu no quadro para que nós comentássemos na primeira aula foi a seguinte "Objetivar a subjetividade e subjetivar a objetividade". Fitei, refitei, pensei, repensei, tirei minhas primeiras impressões, acho que foram mais ou menos assim:

*Objetivar a subjetividade: Tornar prático uma teoria, um pensamento transformado em atos.

*Subjetivar a objetividade: Trazer para o seu entendimento uma coisa já concreta, é o seu pensamento sobre o que é e o que significa determinado objeto.



Bem, isso foi na primeira aula, então Luciana não consegui fazer melhor mas, com a explicação feita pela professora Luciana na terceira aula sobre o assunto efetuei uma grande melhoria na construção do meu conceito. Que ficou assim:

*Objetivar a subjetividade: Fazer aquilo que é abstrato tornar-se objetivo, por exemplo neste momento que escrevo no meu blog, estou definitivamente objetivando por meio de símbolos a minha subjetividade de pensar sobre um determinado assunto, ou seja, estou escrevendo, também poderia ser objetivado o pensamento através da fala. Desenhar, gesticular, fazer "caretas" também são formas de expressão que objetivam a subjetividade.

*Subjetivar a objetividade: É pensar de maneira individual sobre um determinado objeto, por exemplo, um lápis para mim significa um instrumento de escrever, que me deixava muito alegre quando aprendi a escrever, ficar horas colocando idéias em um papel era muito prazeroso para mim, pois gostava muito de escrever. Já para o meu primo Carlos Alberto o lápis significa momentos de tristeza, ele nunca gostou de estudar, odiava quando a mãe dele obrigava-o a fazer a atividade de casa e isso o deixava muito triste. Então é isso percebe a diferença de significados que as pessoas dão para a mesma coisa, isso é a subjetivação da objetividade.

Aguardem mais postagens...

Um comentário: