terça-feira, 14 de junho de 2011

Questões sobre o Behaviorismo


1) Para os behavioristas qual o objeto de estudo da psicologia e como é caracterizado?
Os Behavioristas tem como objeto de estudo o comportamento humano. É caracterizado como objeto da teoria comportamentalista por ser observável, mensurável e por permitir que as experiências sejam reproduzidas em diferentes ambientes, circunstâncias e sujeitos.
2) Qual ou quais as diferenças entre Behaviorismo metodológico  e Behaviorismo radical?
O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos.
3) Explique o condicionamento respondente?
É quando um estimulo incondicionado é posto em conjunto com um estimulo condicionado. Por exemplo, suponhamos que uma criança seja colocada em um quarto escuro, ela ficará assustada. Vamos fazer a seguinte experiência, antes de apagar a luz uma campanhia irá tocar. Essa sequência será feita cinco vezes consecutivas, após esta sequência apenas a campanhia será tocada a criança se assustará da mesma forma, pois ela associará o som da campanhia com o quarto escuro. A Campanhia antes não produzia nenhuma resposta, mas após empariarmos o som da Campanhia com a luz apagada a resposta da criança será a mesma quando ela ouvir o som da campanhia mesmo que a luz não seja apagada.
4) Explique o condicionamento operante ?
O comportamento operante pode ser entendido como toda ação de um organismo que ocasiona algum efeito sobre o ambiente a seu redor. Por exemplo, parar no sinal vermelho, está ação de um motorista permitiu que os pedestres passassem em segurança para o outro lado da rua, mas se outro motorista passasse com o sinal ainda vermelho concerteza acarretaria algum acidente, ambas as ações são exemplos do comportamento operante.
5) Diferencie:
a) Reforçamento positivo e reforçamento negativo: O reforçamento positivo oferece alguma coisa ao individuo já o negativo permite que algo indesejável seja retirado do individuo
b) Reforçamento negativo e punição: O reforçamento negativo é quando a remoção de um estimulo aversivo controla a emissão da resposta. A punição é inerente a consequenciação de uma resposta quando é apresentado um estimulo aversivo ou a retirada de um reforçador positivo, por exemplo, o castigo , quando é imposta a uma criança um castigo por alguma desobediência é provável que a criança não desobedeça com a mesma ação que o propiciou ser castigado.
c) Punição e extinção: A punição envolve a frequência de uma resposta quando há apresentação de um estimulo aversivo ou a remoção de um reforçador positivo presente. o comportamento de extinção ocorre quando uma resposta diminui ou deixa de ser emitida.
d) Fuga e esquiva: Se tem o comportamento de fuga quando diante de um estimulo discriminado apresenta uma resposta aversiva. O comportamento de esquiva ocorre quando há um estimulo descriminado que indica a presença de um estimulo aversivo. Permitindo que um indivíduo tenha um comportamento de “esquiva” prevenindo a ocorrência ou atenuando as consequências do estimulo aversivo.
e) Generalização e descriminação: descriminação é quando um estimulo adquire a possibilidade de ser conhecido como discriminativo da situação reforçadora, sempre que ele for apresentado e a resposta emitida, haverá reforço. Na generalização um estimulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estimulo similar, mas diferente.

Bibliografia utilizada:
FURTADO, Odair; BOCK, Ana M. B.; TEIXEIRA, Maria T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo, Saraiva, 2002.
Matos, Maria A. Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical. In: Palestra apresentada no II Encontro da ABPMC.

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